Camaçari (BA) recebe lançamento do projeto ‘baú das artes’, iniciativa da Oxiteno em parceria com a evoluir – educação transformadora

Um baú recheado de livros infantis, jogos educativos, brinquedos, fantasias e até instrumentos musicais consolida-se como objeto de desejo de educadores e crianças. E ele será a grande estrela do lançamento do projeto ‘Baú das Artes’, iniciativa da Oxiteno e da Evoluir – Educação Transformadora, marcado para 08/10, no Auditório da Prefeitura de Camaçari (BA), entre 10h e 11h, com presença de representantes de escolas da rede municipal de educação, além de membros das Secretarias Municipais de Educação e do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

O material interdisciplinar será distribuído e utilizado em 8 escolas municipais no ciclo de 2018: EM’s Fazenda Cajazeiria, Açu da Capivara (Chico Mendes), Aloísio de Oliveira, Marcelina Bispo da Silva, Centro Educacional do Gravatá, Santo Antônio de Machadinho, Conceição de Maria e Colônia Montenegro. Formações com os professores da região ocorrem a partir do dia 16/10.

“O projeto Baú das artes está alinhado com os princípios de responsabilidade social da Oxiteno em levar educação a comunidade do entorno de nossa fábrica em Camaçari, além de trabalhar assuntos de extrema relevância para nossa empresa e para a sociedade como ética, meio ambiente e saúde”, destaca Antônio Ribeiro de Souza Filho, Gerente Unidade Oxiteno Camaçari.

Desde 2011, a ‘Evoluir – Educação Transformadora’ trabalha no desenvolvimento, distribuição e formação de professores no projeto ‘Baú das Artes’. O variado acervo do baú permite ao educando mobilizar ludicamente seus afetos, sua sensibilidade, seu corpo, bem como seu raciocínio, no sentido da construção de saberes variados. A utilização do kit se dá a partir de metodologias lúdicas e educativas para introdução, em ambiente escolar, de temas transversais contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que são ‘Meio Ambiente’, ‘Sexualidade’, ‘Ética’, ‘Trabalho e Consumo’, ‘Saúde’ e ‘Pluralidade Cultural’.

O processo metodológico que dá origem ao conteúdo do baú é a Aprendizagem Baseada em Projetos, que envolve o aluno em imersão em pesquisa e investigação na busca de soluções para problemáticas pré-concebidas. Assim, o ‘Baú das Artes’ propõe oito atividades por eixo temático, sendo quatro delas destinadas a crianças de 5 a 7 anos e outras quatro, a aprendizes de 8 a 10. Um Manual do(a) Educador(a) e uma Matriz de Competências e Habilidades, somados à aplicação de formação em três  workshops, auxiliam professores na utilização do acervo do Baú das Artes, indicando conhecimentos, valores e competências que cada atividade permite trabalhar e os cruzamentos com conteúdos curriculares. Tudo organizado dentro de um charmoso baú colorido, projetado para ser armazenado nas dependências da escola. Para o diretor da Evoluir, Fernando Monteiro,  o projeto contempla um dos grandes objetivos da empresa, que é o fomento à educação por meio da atividade lúdica: “O Baú das Artes é um recurso pedagógico baseado nos conceitos do aprender brincando e da geração de senso crítico autônomo, destinado ao desenvolvimento de formas de expressão, reconhecimento do outro e socialização, criatividade, leitura e habilidades manuais da criança”, explica.

O projeto, desde sua primeira edição, já contemplou mais de 700 escolas ao redor do país, mostrando índices muito positivos perante alunos e educadores. Em 2017 o município de Camaçari também recebeu 10 unidades do Baú das Artes, que foram distribuídas nas EM’s Caminho do Mar, Rural do Jordão, Boa Esperança, Santa Luzia, Sucupira, São José, Terra Maior, Rural Boa União, Rosalina Costa de Paula, e Marcos Ivo Bonna.

Sobre a Evoluir – Educação Transformadora

Há 22 anos no mercado a Evoluir – Educação Transformadora é uma empresa especializada em desenvolver conteúdos e metodologias educacionais inovadoras. Para isso, desenvolve produtos, metodologias e ferramentas que tornam a aprendizagem mais criativa, eficiente e significativa. A empresa opera por meio de editais, convênios, patrocínio e prestação de serviços. Os programas da Evoluir podem ser apoiados por meio das leis de incentivo à cultura, por investimento direto de empresas interessadas em investir na educação, secretarias de educação ou escolas particulares.  Os programas incluem materiais para o aluno e professor, capacitação de educadores e acompanhamento do desempenho do aluno ao longo do processo.