Desafios do campo: Aumento de produtividade e o papel dos Adjuvantes

O aumento da população mundial, projetado pela ONU para 8.5 Bi em 2030 e consequente crescimento da demanda por alimentos e insumos agrícolas, alinhada com a limitação territorial e de recursos naturais para suprimento de toda a cadeia de consumo, fazem com que as práticas agrícolas sejam cada vez mais desafiadas a otimizar a produtividade do campo. A combinação entre melhoramento genético dos cultivares, novas gerações de defensivos agrícolas, refinamento das tecnologias de aplicação, nutrição vegetal e agricultura de precisão tem aumentado a capacidade produtiva ano a ano. Como exemplo, a produtividade de soja dobrou (de 1,7 mil para 3,4 mil kg/ha), a de milho quadriplicou (de 1,6 para 6,0 mil kg/ha) e a de algodão foi multiplicada por 12 (pluma; 0,14 para 1,7 mil kg/ha) dentro das últimas 4 décadas no Brasil [1].

Os adjuvantes de mistura de tanque são ferramentas importantes à medida que impulsionam diretamente a performance dos defensivos agrícolas e as tecnologias de aplicação. Os adjuvantes (do latim adjuvare: aquele que ajuda) no âmbito de agricultura, são quaisquer substâncias que, ao serem adicionadas à calda fitossanitária, proporcionam algum tipo de melhoria na eficácia do ingrediente ativo (adjuvantes de performance) ou melhor operacionalidade durante preparo e pulverização (adjuvantes auxiliares).

Entre os adjuvantes funcionais incluem-se os inibidores de espuma, condicionadores de água e os compatibilizantes de misturas.  Esses produtos trazem comodidade e agilidade ao operador, uma vez que evitam problemas que podem causar interrupção da aplicação, como transbordamento por espuma, formação de precipitados e entupimento de bicos e filtros do pulverizador. Os adjuvantes de performance, por sua vez, atuam na melhoria da bioeficácia de um determinado ativo. Podemos incluir nessa classe os agentes espalhantes, retenção de gotas, redutores de deriva, penetração, resistência à chuva, condicionadores de pH, melhoradores de depósito, dentre outros.

De modo geral, os adjuvantes atuam na modificação das propriedades físico químicas de uma mistura de tanque, sendo a tensão superficial da calda o ponto chave para que se atinja a característica desejada. Esse parâmetro é o responsável por definir diâmetro médio de gotas, capacidade de umectar a superfície foliar, espalhamento e distribuição do ingrediente ativo, adesão (ou não) da gota no momento de impacto no alvo, acesso a áreas que não foram diretamente atingidas pelas gotas, dentre outros.

Com o objetivo de direcionar os seus clientes sobre a finalidade de uso de sua linha de tensoativos, o segmento de Crop Solutions da Oxiteno atua por meio da Plataforma “Tank Mix Adjuvants” promovendo soluções para o controle de deriva, compatibilidade de misturas, resistência à chuva, retenção de gotas, auxiliares de penetração, limpeza de tanque e espalhamento adesivo.

O Segmento de Crop Solutions conta com trabalho dedicado e exclusivo de uma equipe de P&D, Marketing e Comercial em todas as regiões do globo, além das capabilities técnicas que auxiliam no desenvolvimento da plataforma:

  • Cabine de pulverização
  • Câmara de crescimento de plantas
  • Casa de vegetação
  • Analisadores de gotas
  • Laboratório de Aplicação

Entre as soluções de seu portfólio, SURFOM® MIX e o SURFOM® DRT são os mais recentes lançamentos. Com tecnologia patenteada, eles auxiliam na operacionalização do produtor e garantem maior eficiência das aplicações por meio das seguintes vantagens tecnológicas:

  • SURFOM® MIX

Compatibilização de misturas complexas de tanque e prevenção de precipitação de ativos e consequente entupimento de bicos

  • SURFOM® DRT

Redução de deriva e maior assertividade ao alvo, garantindo não apenas a  segurança da aplicação ao operador, meio ambiente e culturas vizinhas, mas também o aumento de performance da aplicação.

Os desafios do crescimento sustentável da produtividade nos campos exigem constante evolução e aplicação das melhores tecnologias. Graças à expertise de seus pesquisadores e estrutura de P&D, a Oxiteno apoia seus clientes e parceiros na busca pela solução mais adequada.

 

Augusto Gonçalves

Vinícius Celestrin

[1] Série Histórica das safras. https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/serie-historica-das-safras?limitstart=0