Oxiteno desenvolve soluções inovadoras e sustentáveis em surfactantes

Os surfactantes ou tensoativos são substâncias muito usadas como emulsionantes e detergentes e cujas moléculas têm uma porção hidrofílica, que se prende às moléculas de água, e outra hidrofóbica, que se une a óleos, gorduras e sujeiras. Essa característica os torna bastante versáteis. Na indústria de Home and Personal Care, por exemplo, eles são utilizados na formulação de cosméticos, produtos de higiene e produtos de limpeza.

A Oxiteno, líder na produção de surfactantes nas Américas, possui uma ampla linha de tensoativos, atendendo praticamente todas as categorias da indústria de cuidados pessoais e domésticos, um segmento conhecido pela alta competitividade e demanda por inovações: cada vez mais, o mercado busca produtos e matérias primas de origem natural, com menor impacto ambiental, enquanto o consumidor valoriza a experiência sensorial proporcionada durante o uso.

Cristiane Canto, Head Global para os Negócios de Home and Personal Care da Oxiteno, foi entrevistada pela Revista Espuma e fala sobre como a empresa tem respondido à essa demanda por formulações mais sofisticadas, com tensoativos e modificadores reológicos mais complexos, enquanto minimiza o impacto ambiental.

Leia a matéria na íntegra