Oxiteno promove projeto social em Camaçari, Mauá e Tremembé

A Oxiteno, empresa líder na produção de tensoativos e especialidades químicas na América Latina, em conjunto com a Evoluir, companhia que desenvolve programas educacionais, promovem o projeto pedagógico Baú das Artes. A iniciativa é realizada por meio da Lei de Incentivo do Ministério da Cidadania e prevê a realização de workshops de capacitação de profissionais das escolas da rede pública para uso de material lúdico-educativo. Esse material inclui livros infantis, jogos educativos, brinquedos, fantasias e até instrumentos musicais.

O Baú das Artes é desenvolvido em cidades onde a Oxiteno possui operações, como uma forma de contribuir positivamente com a comunidade local. A iniciativa já está em andamento em Camaçari (BA) e será levado em setembro para as cidades de Tremembé e Mauá (SP). Dessa forma, cerca de 8 mil pessoas serão beneficiadas nas três cidades. Para Daniel Falchetti, Engenheiro Sênior de Desenvolvimento Sustentável da Oxiteno, “a iniciativa está alinhada com os princípios de responsabilidade social da empresa, ao levar educação e trabalhar assuntos de extrema relevância para a Oxiteno e para a sociedade”.

O projeto contempla encontros formativos regulares com os educadores que aplicarão o projeto nas escolas, combinados à distribuição do Manual do(a) Educador(a) e da Matriz de Competências e Habilidades, que auxiliam os professores das escolas beneficiadas a fazerem o melhor aproveitamento do acervo. Entre os temas abordados nessas sessões, os materiais falarão sobre o meio ambiente, ética, saúde e pluralidade cultural.

Para Fernando Monteiro, diretor da Evoluir, o projeto contempla um dos grandes objetivos da empresa, que é o fomento à educação por meio da atividade lúdica: “O Baú das Artes é um recurso pedagógico baseado nos conceitos do aprender brincando e da geração de senso crítico autônomo, destinado ao desenvolvimento de formas de expressão, reconhecimento do outro e socialização, criatividade, leitura e habilidades manuais da criança”, explica.

Sobre a Evoluir – Educação Transformadora

Há 23 anos no mercado a Evoluir – Educação Transformadora é uma empresa especializada em desenvolver conteúdos e metodologias educacionais inovadoras. Para isso, desenvolve produtos, metodologias e ferramentas que tornam a aprendizagem mais criativa, eficiente e significativa. A empresa opera por meio de editais, convênios, patrocínio e prestação de serviços. Os programas da Evoluir podem ser apoiados por meio das leis de incentivo à cultura, por investimento direto de empresas interessadas em investir na educação, secretarias de educação ou escolas particulares.  Os programas incluem materiais para o aluno e professor, capacitação de educadores e acompanhamento do desempenho do aluno ao longo do processo.