A importância do processo de formação de filme

Para que uma tinta apresente propriedades adequadas, seja para fins decorativos em sua aparência final, ou estritamente funcionais como a proteção de um dado substrato, é crucial que a escolha dos componentes básicos seja feita de maneira correta. Os formadores de filme, também chamados de agentes coalescentes, são um desses componentes e estão diretamente ligados a um dos processos mais críticos durante o desenvolvimento de tintas, a formação de filme de tinta durante a sua secagem.

As tintas podem ser produzidas de diversas formas. A mais simples é a partir da dissolução de um polímero em um solvente, cujo processo de formação de filme resume-se em três estágios principais: aplicação, fixação e secagem. Neste processo, o papel do solvente é fundamental para o sucesso na qualidade da formação do filme de revestimento, por isso é preciso escolhê-lo corretamente.

No caso específico de sistemas base água, o processo de formação de filme é um pouco mais complexo e requer o emprego de agentes que promovam a coalescência das partículas poliméricas (látex). Esses agentes coalescentes podem ser obtidos por rotas distintas, mas o que os define é sua capacidade de promover uma formação de filme homogênea a partir de um látex. Eles plastificam a fase polimérica presente nas formulações de tintas, diminuindo a temperatura necessária para que ocorra a deformação das partículas de polímero, favorecendo a formação de um filme contínuo e homogêneo.

Portanto, os agentes coalescentes têm um papel fundamental no processo de formação de filme em látex. Essas moléculas auxiliam sobretudo no estágio final de coalescência das partículas. Na prática, os coalescentes são solventes que plastificam a fase polimérica presente nas formulações de tintas, esmaltes e adesivos, diminuindo a sua taxa de temperatura e favorecendo a deformação das partículas, bem como a interdifusão das cadeias poliméricas.

Assim, por atuar na melhora do desempenho da formação de filme de tinta, o coalescente assegura uma formação de película de tinta de forma contínua e homogênea em diversas condições de temperatura e umidade. Desta forma, o resultado final apresenta acabamento superior e uma maior resistência à água, além de menor tendência ao leaching e ao dirt pick-up.

Conheça o portfólio completo de soluções em coalescentes da Oxiteno para as diferentes categorias de tintas decorativas, a linha ULTRAFILM®.

Sobre o Manual descomplicado de tecnologia de tintas
Todas essas informações e estudos realizados a respeito do processo de formação de filme estão disponíveis no livro publicado pela Oxiteno: “Manual descomplicado de tecnologia de tintas”. De forma simples, este manual oferece conceitos fundamentais da tecnologia de tintas e traz temas relevantes para a indústria, como informações sobre solventes, tensoativos, GHS, polimerização em emulsão, avaliação de ciclo de vida, além da metodologia de design of experiments (DOE).