Oxiteno apresentará webinar “Garantia de escoamento pela ação de aditivos químicos”, promovido pela Society of Petroleum Engineers (SPE) da USP

A Oxiteno apresentará o webinar “O&G: Garantia de escoamento pela ação de aditivos químicos” promovido pela Society of Petroleum Engineers (SPE) da Universidade de São Paulo, no dia 31 de agosto, às 19:00. A palestra será aberta e gratuita no canal do Youtube do SPE USP Student Chapter.

Neste webinar, a Pesquisadora Lia Beraldo da Silveira Balestrin apresentará o papel da química para enfrentar os desafios da etapa de Garantia de Escoamento, uma das plataformas inovação da Oxiteno para o mercado de Petróleo e Gás.

A variedade e heterogeneidade inerente aos reservatórios de petróleo e gás apresentam inúmeros desafios nesta etapa de Garantia de Escoamento. Suas mudanças de temperatura e pressão perturbam o meio e podem levar à precipitação de substâncias. Esses depósitos diminuem a eficiência operacional e, dependendo do caso, podem bloquear o fluxo de forma permanente até levar inclusive ao abandono do poço. Soluções químicas eficientes e competitivas inibem a deposição de sólidos (hidratos, asfalteno, parafina, incrustações, entre outros) e controlam a viscosidade do fluido (emulsões de água em óleo, por exemplo), tornando-se cruciais nas operações do campo petrolífero.

“Químicos para prevenção do depósito de sólidos inorgânicos, hidratos, parafinas e asfaltenos serão apresentados durante a Live. O enfoque principal será dado ao entendimento de depósitos de asfaltenos, objeto de estudo em meu doutorado pela Unicamp.”, conclui Lia.

 “O&G: Garantia de escoamento pela ação de aditivos químicos”