Oxiteno participa da iniciativa Pacto Global e reforça o seu compromisso com a agenda de desenvolvimento sustentável da ONU

O Pacto Global é uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. Atualmente, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 14 mil membros em quase 70 redes locais, que abrangem 160 países. A rede Brasil é a terceira maior do mundo e a maior das Américas.

 

O Pacto Global conta com dez princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.

As organizações que passam a fazer parte da iniciativa comprometem-se a seguir esses princípios no dia a dia de suas operações.  Como empresa membro, a Oxiteno pode participar das ações promovidas pelo Pacto Global, inclusive das que possuem foco em gestão.  Esse envolvimento permite o aprofundamento da companhia em alguns temas, a troca de boas práticas e estabelecimento de possíveis parcerias, fortalecendo o trabalho em rede e mais colaborativo.

Além disso, os integrantes assumem a responsabilidade de contribuir para o alcance da agenda global de sustentabilidade, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU em 2015. Os ODS buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de hoje, em todo o mundo.

Referência: https://www.pactoglobal.org.br/a-iniciativa

As respostas para os desafios da humanidade passam pela química e a indústria tem papel relevante como provedora de soluções inovadoras e sustentáveis.

A Oxiteno acredita que é possível equilibrar a prosperidade econômica com proteção ao meio ambiente e atendimento às necessidades da sociedade. Para isso,  possui um Plano Estratégico de Sustentabilidade com metas 2030 para todos os seus temas materiais que também endereçam os ODS.

Confira as ambições da Oxiteno para 2030:

Além das organizações, os cidadãos também podem contribuir com os ODS. Pensando nisso, a Oxiteno compartilha todo o conhecimento com os colaboradores. Com o engajamento de todos, a implementação do Plano Estratégico acontece mais rapidamente e contribui para a  construção de um mundo melhor, com um crescimento sustentável.