Posicionamento da Oxiteno sobre a Covid-19 | Agosto 2020

Prezados,

Desejamos que todos estejam bem e seguros.

Chegamos ao segundo semestre de um ano particularmente atípico, sendo quase todo ele passado em meio à pandemia, e o inevitável impacto também em nosso negócio. Apesar disso, o número total de casos confirmados na Oxiteno, assim considerados plantas industriais e escritórios, foi de 60 (sessenta), até o momento. Felizmente, tivemos a recuperação de 100% dos casos sem sequelas (até 31 de julho).

A continuidade operacional de nossas unidades industriais no Brasil e no exterior não foi prejudicada por conta dos casos positivos. Para nossas Unidades Industriais foram implementadas barreiras contra a COVID-19, com ações de cunho estrutural, de gestão, sinalização e comunicação, dentre outros. Além disso, foi feito o alinhamento junto aos terceiros prestadores de serviços, para o reporte e monitoramento de casos suspeitos e confirmados, possibilitando uma atuação próxima e conjunta na prevenção e combate. “Lives” periódicas com público local de operação, juntamente com área de HSE/RH/gestores locais, que proporcionaram momentos para tirar dúvidas e discutir alinhamentos sobre situações locais.

Nosso contato diuturno com fornecedores foi essencial para antever certos movimentos no mercado e, até agora, não tivemos impactos negativos em suprimentos. Com o passar do tempo, contudo, matérias-primas podem se tornar escassas, não necessariamente em razão da Covid-19. Continuamos monitorando.

Mantivemos o foco no bem-estar e saúde de todos os nossos colaboradores e intensificamos nossa comunicação interna, com o objetivo de promover cada vez mais alinhamento e transparência das ações e medidas tomadas, além de ações de engajamento, tão importantes nesse momento de incertezas e distanciamento. Como exemplos dessa iniciativa, elaboramos uma cartilha com o compilado de orientações e dicas de boas práticas de higiene pessoal e doméstica, criamos e divulgamos o “Leadership Guide” com importantes recomendações de gestão em tempos de pandemia, proporcionamos vídeos e “lives” variadas.

Nossa prioridade é a saúde e segurança das pessoas. Continuamos fornecendo apoio psicológico e canal para dúvidas sobre a Covid-19, bem como telemedicina, se preciso.

Acreditamos que o momento atual exige, acima de qualquer coisa, empatia.

Empatia nos levou a firmar uma parceria com a ONG Gerando Falcões, e a campanha Corona no Paredão contou com doações da Oxiteno e de nossos colaboradores.

Empatia também norteou o desenho do nosso plano de retorno aos escritórios internacionais (Europa e Ásia), na planta no Uruguai e agora no Brasil. Tudo foi estudado e planejado. Voluntários que desejaram, já retornaram ao escritório corporativo em São Paulo na primeira semana de agosto, mantendo o regime de part time home office. Foram todos orientados quanto às recomendações de higiene e saúde, sendo que cada um recebeu seu “kit de retorno”, composto de guia com orientações, máscaras reutilizáveis, álcool em gel entre outros.

A situação muda a todo o momento e estamos atentos para que essas mudanças sejam capturadas e tratadas no tempo adequado. A união da cadeia tem nos ensinado diariamente que este relacionamento faz a diferença. Agradecemos a sua parceria.

 

Atenciosamente,

Anna Paula Abujamra Dacar Aron

COO

OXITENO MERCOSUL, EUROPA E ASIA